Metabolismo: o que é, como funciona e quais são suas funções

Entenda como funciona o metabolismo e a importância dele para o funcionamento do corpo

Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem no organismo, responsáveis por garantir as necessidades energéticas e estruturais dos seres vivos. Essas reações são realizadas por enzimas e suas finalidade principal é a obtenção de energia química, além da conversão das moléculas dos nutrientes em unidades precursoras de macromoléculas (como açúcares e aminoácidos). Mas vamos entender agora mais sobre esse assunto e entender o que é metabolismo, metabolismo lento e metabolismo acelerado. Confira!

O metabolismo não é um processo exclusivo dos seres humanos. Todos os seres vivos, dos unicelulares aos pluricelulares, apresentam o metabolismo.

Exemplo de processo metabólico.
Exemplo de processo metabólico.

De antemão, o metabolismo tem relação com três funções vitais: a nutrição, respiração e síntese molecular. Essa reação se divide em dois amplo grupos de processos: catabolismo (reações de quebra) e anabolismo (reações de síntese).

O catabolismo tem caráter degenerativo, no qual entende-se os processos que efetuam a degradação das moléculas – como carboidratos, proteínas e lipídios – em produtos mais simples. Durante essas reações, há a liberação de energia (ATP) e essa será utilizada pelo corpo para a realização das atividades biológicas.

O anabolismo, ao contrário do exemplo acima, pode ser denominado como metabolismo construtivo e suas reações químicas se relacionam com a síntese de biomoléculas. Nessa síntese, moléculas complexas são produzidas a partir de moléculas simples.

Ainda mais, por exigir uma quantidade considerável de energia, essas reações só ocorrem quando a célula apresenta ATP suficiente.

O anabolismo é fundamental para o processo de crescimento e de manutenção do corpo.

Sendo assim, esses dois processos, mesmo sendo opostos, interligam-se, fornecendo, assim, o equilíbrio necessário para a saúde do organismo. Ao mesmo tempo que o catabolismo assegura a liberação de energia, o anabolismo a utiliza para produzir as biomoléculas. Sendo assim, quando o processo catabólico supera a atividade do anabolismo, o organismo perde massa, como em períodos de jejum ou doença; mas, numa situação inversa, o organismo ganha massa ou cresce.

O que pode fazer seu metabolismo ficar lento

Se está difícil perder peso mesmo seguindo uma dieta e praticando exercícios físicos, pode ser um sinal que seu metabolismo não está equilibrado. Talvez ele esteja relativamente lento, por exemplo.

Desde já, porém, devemos lembrar que é normal que haja certas oscilações no metabolismo . O metabolismo mostra-se bastante flexível, pois é único ao estilo de vida junto às heranças genéticas de cada pessoa. Além disso, ele possui uma tendência de desaceleração com o passar dos anos.

Aqui estão alguns hábitos que podem causar metabolismo lento:

Beber pouca água

Beber água não é algo que beneficia apenas os rins. Beber a quantidade adequada de 2 litros de água por dia é ideal para o bom funcionamento do nosso corpo. Isso acontece porque o nosso corpo, quando hidratado, trabalha com maior eficiência.

Ficar horas sem comer

Ao contrário do que muitos pensam, ficar muito tempo em jejum não ajuda a emagrecer. Isso ocorre porque o organismo acredita estar vivendo em um “estado de emergência” após muitas horas sem a ingestão de comida. Dessa maneira, ele, para estocar energia, apoia-se em nutrientes já existentes no corpo, como a própria gordura que acaba sendo acumulada.

É sempre indicado comer com regularidade.

Dormir pouco

Dormir pouco afeta diretamente vários hormônios do cérebro. Entre eles está a leptina, responsável por controlar o apetite. Em uma noite de sono curta, os níveis desse hormônio se desregulam, provocando alteração na fome e cansaço que, consequentemente, reduz a velocidade metabólica.

Consumir mais açúcar do que o adequado

O açúcar consumido em excesso impacta diretamente o desaceleramento do metabolismo, dessa maneira dificultando a queima de calorias. Esse nutriente tem a característica de ser digerido muito rapidamente pelo organismo, nos levando a comer mais.

Dicas para acelerar seu metabolismo

Vale lembrar que um metabolismo acelerado não tem como única vantagem a estética. Incorporar estratégias para aumentar a velocidade do metabolismo podem ajudar no melhor funcionamento do corpo, além da melhora na disposição.

Se você gostaria de ter um metabolismo acelerado, se atente as próximas dicas:

Ingerir alimentos termogênicos

Alimentos como canela, pimenta, gengibre e café ajudam a aumentar a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, obrigando o organismo a gastar mais energia durante o processo de digestão.

É claro que essa ingestão deve ser feita em conjunto com outros hábitos saudáveis, como exercícios físicos.

Comer mais proteínas

Comer bem é uma das principais coisas que podemos fazer para melhorar o metabolismo. Os alimentos ricos em proteína, além de serem ótimos para o ganho de massa muscular, se mostram mais difíceis de digerir, fazendo com que o organismo gaste mais calorias para processar esse nutriente.

Peixes, ovos, carnes, leite e outros alimentos proteicos devem ser consumidos todos os dias, em todas as refeições.

Não pular o café da manhã

“O café da manhã é a refeição mais importante do dia” é uma frase comum, não é mesmo? Uma justificativa dela é que, depois de um longo jejum noturno, é o café da manhã que influencia e regula a velocidade do metabolismo durante todo o dia.

Ao deixar de lado essa refeição, o corpo entra no “estado de emergência” e diminui a queima de gordura para conservar a energia corporal, prejudicando os músculos que são queimados no lugar.

Praticar exercícios físicos com frequência

É sabido da relação proporcional entre massa muscular e metabolismo, em que quando um aumenta, o outro cresce também. E os exercícios físicos são a principal prática que leva ao gasto calórico, além de fazerem o metabolismo corporal permanecer aumentado pelas quatro horas seguintes da prática.

Ainda mais, os treinos de musculação são extremamente indicados e ainda mais eficientes se combinados com exercícios aeróbicos durante a semana.

Enfim, a empresa Strong Nutrition oferece os melhores produtos e profissionais na busca da saúde tão desejada! São profissionais de nutrição, tecnologia alimentar, químicos, farmacêuticos, produtores de informação e muito mais. Eles sim te ajudarão com seu metabolismo e outras áreas da saúde. Aproveite e confira o produto Desinchá, que ajuda a regular o seu metabolismo e traz inúmeros benefícios.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.