Maca Peruana: o que é, para que serve e 4 motivos para tomar

Benefícios da Maca Peruana e 4 motivos para começar a tomar

A maca peruana, uma espécie de tubérculo, vem se tornando um suplemento alimentar bastante popular nos últimos anos. Embasado por estudos promissores, o consumo dessa planta nativa do Peru pode trazer benefícios interessantes aos indivíduos que buscam uma vida mais saudável.

libiduxMaca peruana indicação, como tomar e para que serve.

Considerada um superalimento, este tubérculo já era há muitos séculos conhecido dos indígenas peruanos. Ficou interessado sobre a maca peruana? Quer saber mais sobre essa raiz? Então fique com a gente e descubra quais os benefícios da planta para sua saúde.

O que é a maca peruana?

A maca peruana (Lepidium meyenii) é um tubérculo nativo da região andiana peruana. Nesse país da América do Sul a planta é bastante popular na culinária e medicina tradicional. Ela é cultivada em áreas de alta altitude da cordilheira, acima dos 4.000m.

Considerada um superalimento, a maca peruana é rica em fibras, vitaminas, minerais e gorduras essenciais. Desde muito tempo os indígenas peruanos conhecem os muitos benefícios do consumo desse tubérculo e a utilizam na gastronomia e na medicina.

Recentemente, o tubérculo vem se popularizando fora do território peruano devido a inúmeros estudos científicos que apontam os possíveis benefícios do consumo rotineiro da maca peruana. Sendo assim, muitos têm buscado suplementos alimentares que contenham a raiz na sua composição.

Benefícios da maca peruana

Como já adiantamos, existem inúmeros benefícios para saúde no consumo da maca peruana. Eles estão relacionados com a melhora na qualidade de vida dos indivíduos e no alcance de uma vida saudável. Então, conheça alguns dos benefícios da maca peruana:

Rica em nutrientes e fibras

O primeiro grande benefício à saúde é que a maca possui inúmeros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Para se ter uma noção, três colheres de sopa (28g)  de maca peruana em pós possuem:

  • 133% da necessidade diária de vitamina C;
  • 23% da necessidade diária de ferro;
  • 16% da necessidade diária de potássio;
  • 15% da necessidade diária de vitamina B6;
  • 10% da necessidade diária de manganês.

Potencial afrodisíaco

Segundo uma revisão de estudos realizada em 2010 pela BMC Complementary Medicine and Therapies, os resultados analisados sugerem um efeito significativamente positivo da maca peruana na disfunção sexual de homens adultos saudáveis e no aumento da libido em mulheres saudáveis na menopausa.

Esses benefícios afrodisíacos já eram do conhecimento dos povos tradicionais peruanos, por isso um dos nomes populares da raíz é “viagra dos Incas”. O estudo aponta que ainda é preciso outros estudos que ampliem o conhecimento acerca da relação maca-libido. No entanto, os resultados são animadores.

Aumenta a fertilidade masculina

Um estudo publicado em 2020 na revista acadêmica Andrologia analisou a capacidade da maca peruana em elevar a fertilidade masculina. A análise teve como base o consumo de 2g de maca peruana por homens saudáveis durante um período de 12 semanas.

Segundo os resultados obtidos no estudo, os homens que fizeram o consumo indicado acima apresentaram aumento na concentração do semen quando comparados com os demais. Contudo, não ocorreram mudanças no volume e na mobilidade dos espermatozoides.

Aumenta a performance esportiva

O consumo de suplementos alimentares com maca peruana já é bastante popular entre pessoas que praticam atividade física ou esportes. De acordo com estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology houve melhora na performance no grupo de ciclistas analisados por eles.

O estudo analisou o efeito de 14 dias de suplementação com o extrato de maca peruana em ciclistas em suas performances em um trajeto de 40 km. O grupo foi dividido em dois, alguns indivíduos fizeram uso da maca e outros consumiram placebo.

Os resultados não demonstraram diferenças significativas entre os dois grupos estudados. Contudo, aqueles que consumiram o extrato de maca tiveram melhora nas performances quando comparados com as obtidas no trajeto realizado 14 dias antes do início da suplementação.

Maca peruana para que serve?

Essa é a pergunta que você deve está se fazendo agora. Pelo panorama apresentado é possível perceber a importância da maca peruana e seus benefícios para uma vida saudável. De uma maneira resumida pode-se dizer que a suplementação auxilia aqueles que desejam ter mais energia e disposição, tanto física quanto sexual.

Por que tomar maca peruana?

Com o panorama apresentado anteriormente, você deve estar animado com o consumo de maca peruana. Afinal, ao consumir maca peruana benefícios não faltam. Então, vamos te dizer alguns motivo pelos quais você pode cogitar colocar a raiz andina na sua dieta:

  • Ter mais disposição física e sexual;
  • Melhora sua performance nas atividades físicas;
  • Busca de uma vida mais saudável;
  • Reabastecer as vitaminas, minerais e nutrientes do seu organismo.

Maca peruana como tomar e para quem é indicada?

Para aproveitar os benefícios da maca peruana é preciso adicioná-la ao seu dia a dia. In natura, o tubérculo não possui o gosto dos mais apreciáveis. No entanto, no Brasil o mais comum é encontrá-lo em cápsulas concentradas e em pó, o que não altera os benefícios.

As cápsulas podem ser consumidas seguindo a indicação do fabricante, enquanto a maca peruana em pó pode ser adicionada em sucos, massas para bolos, cereais e smoothies. Recomenda-se que o consumo diário do tubérculo seja entre 400 e 1000mg.

Via de regra o consumo de maca peruana é seguro e não apresenta efeitos colaterais, sendo ela consumida há séculos pelos indígenas peruanos. No entanto, existem alguns grupos em que o consumo do tubérculo não é recomendado.

Nos grupos abaixo o consumo de maca peruana não é indicado:

  • Pessoas com problemas de tireóide;
  • Pessoas com problemas hormonais;
  • Grávidas e lactantes;
  • Pessoas que já apresentaram reação alérgica à maca peruana.

De qualquer maneira, se deseja fazer uso da suplementação de maca peruana e ainda não se sente seguro, não fique apenas na pesquisa “maca peruana indicação” no Google, procure o seu médico. Ele será o profissional qualificado para indicar a dosagem ideal para você e tirar-lhe as dúvidas.

Conheça a Stronger Nutrition

A Stronger Nutrition é uma empresa que visa ampliar o acesso das pessoas a uma alimentação mais saudável. Para isso se esforça para trazer para o seu catálogo produtos nutritivos e inovadores de alta qualidade que auxiliem no cuidado com a saúde de seus clientes.

Ficou animado com o que leu? Deseja adicionar a maca peruana na sua vida? Conheça o Libidux Estimulante Feminino da Stronger Nutrition e aproveite os benefícios da maca peruana. Fazendo uso do produto você terá maior vitalidade física e satisfação sexual.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog para receber mais informações sobre alimentos saudáveis e suplementação alimentar, como a maca peruana.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.